sábado, 25 de agosto de 2012

Conceito Jurídico de Empregado.




Discorra, pormenorizadamente sobre os elementos caracterizadores do conceito jurídico de empregado.

Podemos entender que é considerado empregado toda pessoa física que prestar serviço de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante a salário, ou seja, é toda pessoa física que está exercendo uma função dentro de uma empresa e em troca do seu serviço receberá um salário de acordo com a sua função dentro da Organização. Corresponderá também no caso de funções iguais, um salário igual, independente do sexo. O salário do empregado não poderá ser reduzido a não ser por um acordo coletivo.
Se o empregado trabalhar a mais do seu horário, será considerado como hora extra, ele receberá as mesmas com um adicional de pelo menos 50% do valor da hora normal. Se o trabalho for realizado em domingo ou feriado e não houver outro dia para folgar, o adicional será considerado a 100%.
Todo empregado tem o direito de férias a partir de doze meses de trabalho e deverão ser pagas nos doze meses subsequentes.
O tempo de trabalho se caso ultrapassar seis horas, a empresa terá de conceder uma hora de intervalo, ou horário de almoço.
O trabalhador em horário noturno terá direito ao adicional noturno, considera-se das vinte e duas horas ás cinco horas da manhã e será considerado de pelo menos 20%.
Se o empregado for dispensado sem ter motivo, o empregador deve conceder o aviso prévio ou pagar a indenização em dinheiro e entregar as guias recolhidas do FGTS.
Se houver trabalhado por período de ao menos seis meses, o empregado também deve receber as guias do seguro desemprego, o que dará a ele o direito a uma remuneração enquanto ficar desempregado, podemos dizer que isso é um meio de segurança até que ele consiga um novo emprego, uma nova jornada, ou uma nova oportunidade de fazer sucesso no mercado de trabalho.
Por: Diogo de Araújo Galindo

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Lei Áurea



O QUE MOTIVOU A ASSINATURA DA LEI ÁUREA PELA PRINCESA ISABEL?

O motivo principal da assinatura da lei áurea, foi que o Brasil recebia uma forte pressão interna e externa de outros países, principalmente da Inglaterra de olho no movimento econômico que lhe seria favorável, sem contar que no Brasil crescia muito o movimento abolicionista pela libertação e contando também com a ausência de D. Pedro II que adoentado se ausentou do Brasil. Meio a essas situações a princesa Isabel cedeu a essas pressões e acabou decretando o fim da escravatura sem direito a indenizações, pensava-se com isso que a popularidade da Princesa iria aumentar e a monarquia se fortalecer, mas aconteceu o contrário pois os cafeicultores que não receberam indenizações se voltaram contra, contribuindo com a implantação da nova República.

Por: Claudemir José Gomes

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Apresentação

                  Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária
Grupo de Trabalhos Acadêmicos  5º e 6º Semestre - Ciências Contábeis

Nome: Claudemir José Gomes               RA: 2143224018 
Nome: Diogo de Araujo Galindo            RA: 5132265785 
Nome: Gisele Alves de Oliveira              RA: 1030941763 
Nome: Roque Fernando da Silva            RA: 1001771995 
Nome: Rosiane Patricia Zanirato            RA: 1018830455 
Nome: Suéllen Soares Oliveira               RA: 1099159284