segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Lei Áurea



O QUE MOTIVOU A ASSINATURA DA LEI ÁUREA PELA PRINCESA ISABEL?

O motivo principal da assinatura da lei áurea, foi que o Brasil recebia uma forte pressão interna e externa de outros países, principalmente da Inglaterra de olho no movimento econômico que lhe seria favorável, sem contar que no Brasil crescia muito o movimento abolicionista pela libertação e contando também com a ausência de D. Pedro II que adoentado se ausentou do Brasil. Meio a essas situações a princesa Isabel cedeu a essas pressões e acabou decretando o fim da escravatura sem direito a indenizações, pensava-se com isso que a popularidade da Princesa iria aumentar e a monarquia se fortalecer, mas aconteceu o contrário pois os cafeicultores que não receberam indenizações se voltaram contra, contribuindo com a implantação da nova República.

Por: Claudemir José Gomes

5 comentários:

  1. Roque Fernando da Silva21 de agosto de 2012 às 19:00

    Incrível, as coisas não mudaram muito desde o tempo de Dom Pedro, pois, as decisões importantes, ainda só acontecem por pressão da mídia ou porque convém para alguém.

    ResponderExcluir
  2. Temos a plena consciência que o trabalho escravo durou muio tempo e foram vários anos de luta da Princesa Isabel. Ela votou a favor da Lei do Ventre Livre, financiou quilombos e refúgios de escravos. Junto com ela, os intelectuais e políticos defendiam a liberdade dos negros, mas os cafeicultores resistiam fortemente a abolição.
    Como o Império estava com um quadro muito tenso, foi graças a viagem de D. Pedro II ao exterior, que os deputados aproveitaram para que a Lei Áurea fosse sancionada pela Princesa Isabel, conseguindo assim realizar seus anseios pela liberdade dos negros.

    Por: Gisele Alves de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que o Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir a escravatura. Com a Lei Áurea, houve o fim da mão de obra escrava no Brasil, embora, na prática, até hoje, existam algumas formas de escravidão.
    Durante muito tempo, essa lei foi vista como um ato generoso da princesa Isabel, porém alguns historiadores acreditam que a abolição tenha sido fruto de um estado semi-insurrecional que ameaçava a ordem imperial e escravista.

    Por: Rosiane Patrícia Zanirato

    ResponderExcluir
  4. Como sabemos, no Brasil o trabalho escravo ainda continua, pode ser não com Adultos como era antigamente, mas com crianças. A Lei Áurea foi o fim da escravidão no Brasil, onde foi decretado liberdade sem indenizações. A Princesa Isabel fez um ato generoso para com todos os escravos, porem os cafeicultores se revoltaram com a mesma, dando inicio a uma nova Republica.

    Por: Suéllen Soares Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com a Rosiane, mas o que também levou Isabel a abolir a escravidão foi um sentimento profundo cristão, pois ela demonstrou no processo abolicionista firmeza, coragem e sobretudo, nobre desapego ao cargo.

    Por: Diogo de Araújo Galindo

    ResponderExcluir