sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Salário x Remuneração


            Diferenciar salário de remuneração


                      Salário corresponde (art. 457 da CLT) a contraprestação do serviço devida e paga ao empregado em virtude da relação de emprego, com validade tanto aos serviços prestados quanto ao tempo que esteja o trabalhador a disposição do empregador em função do contrato de trabalho.

            Já a Remuneração contempla além do próprio salário, também, demais componentes, como: comissões, porcentagens, gratificações ajustadas, diárias superiores a 50% do salário, abonos, além das premiações pagas pelo empregador.

                  A jurisprudência majoritária acentua através da Súmula nº 291 do TST que os adicionais de horas extras, noturnos, de insalubridade, periculosidade e de transferência, quando pagos habitualmente há 01 ano, também integram a remuneração.


Por: Roque Fernando

5 comentários:

  1. Entendemos que o salário é o valor pago ao empregado em troca do seu serviço prestado na empresa e ao tempo que ele esteja a disposição do empregador em função do contrato de trabalho.
    Já a remuneração além do salário pago ao empregador, também pode ser acrescentado as comissões, abonos, horas extras, premiações, dissídio, etc. A remuneração é todo dinheiro ganho do empregado.

    Por: Diogo de Araújo Galindo

    ResponderExcluir
  2. Podemos compreender que salário é a contraprestação.
    Já a remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.

    Por: Gisele Alves de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Como já mencionado, existem algumas diferenças entre Salário e Remuneração. Podemos conceituar Salário como a importância que o empregado recebe diretamente do seu empregador em virtude do serviço prestado, conforme o contrato de trabalho, podendo ele ser fixo ou variável.
    Já a Remuneração é a soma do salário previsto em contrato com outras vantagens e adicionais percebidos pelo trabalhador em decorrência do seu trabalho.
    Ou seja, a remuneração nada mais é do que a somatória dos benefícios financeiros, ou seja, o salário contratual mais gorjetas, prêmios, adicional noturno, adicional de periculosidade e insalubridade, ajudas de custo e comissões.

    Por: Rosiane Patrícia Zanirato

    ResponderExcluir
  4. SÁLARIO: É apenas o pagamento em dinheiro em troca da contraprestação dos serviços prestados pelo empregado.

    REMUNERAÇÂO: É a soma do sálario mais outras vantagens recebidas a título de gratificações ou adicionais.

    Por: Claudemir José Gomes

    ResponderExcluir
  5. A pessoas hoje se confundem muito a diferença entre Salario X Remuneração, porém o salario é a contraprestação com o empregador, e a Remuneração é o Salario com os respectivos benefícios concedidos pelo empregador ao empregado.

    Por: Suéllen Soares Oliveira

    ResponderExcluir